Projeto interdisciplinar e transversal a todo o agrupamento que pode ser trabalhado em várias vertentes.

2021/2022

Visita à maior região cársica do país

Nos dias 7 e 8 de abril, o projeto “A Biodiversidade do Algarve profundo, na terra e no mar”, protagonizado pelo Clube de Ciência Viva na Escola, teve mais uma etapa da sua afirmação no nosso agrupamento com a realização de visitas temáticas à zona das serras de Aires e dos Candeeiros, a maior região cársica do país.

Ao todo, estiveram envolvidos cerca de quatro dezenas de alunos de diferentes turmas do 9.º e 10.º ano de escolaridade, num périplo coordenado por docentes de Biologia, Geologia, Física e Química.

O objetivo da visita, que contemplou passagens pelas grutas de Alvados, Santo António e Mira de Aire, assim como a participação numa palestra sobre "Grutas", no Centro de Ciência Viva do Alviela, passou por comparar a região cársica algarvia, património natural muito rico, com a maior região cársica portuguesa, situada no maciço calcário estremenho e que correspondente a um grande bloco de calcário jurássico com cerca de 160 milhões de anos.

Paralelamente, os alunos tiveram ainda oportunidade de saber mais sobre o maior reservatório subterrâneo de água doce do país, localizado entre Rio Maior e Porto de Mós, que ocupa cerca de 65 mil hectares e é alimentado principalmente por águas pluviais que se infiltram rapidamente no subsolo, formando ribeiras subterrâneas e restituindo depois o excedente à superfície. De resto, é lá que se situa a nascente cársica dos Olhos de Água do Alviela, alvo de captação para fornecimento de água a Lisboa desde 1880.

De referir que, durante esta viagem, os nossos alunos tiveram a honra de ter como companhia Ana Sofia Reboleira, bióloga, entomóloga, espeleóloga e professora universitária, um dos grandes nomes da biologia subterrânea nacional já que é conhecida por ter descoberto mais de 70 espécies, quase todas cavernícolas e desconhecidas até então.

As Atividades do Clube de Ciência Viva na Escola, CCVnE, com o projeto,  "A Biodiversidade do Algarve Profundo, na terra e no mar" continuam 👌  

Em fevereiro e março de 2022 realizaram-se  as 3 sessões do Workshop de Arduíno, no Centro de Ciência Viva de Lagos.  

Um grupo de alunos, dos 10º F,  11º E e 12º D , dos cursos profissionais de Técnico de Automação e Comando, Eletrotecnia e Mecatrónica Automóvel, foram conhecer e a explorar as potencialidades do Arduino, entre outros:  
- Emissão de sons;
- Sensor do movimento;  
- Sensor de distância; 
-  Leitura de valores analógicos;
-  Semáforos.

O Agrupamento de Escolas Gil Eanes, em Lagos, e o Projeto da Rede de Clubes da Ciência Viva nas Escolas, "A Biodiversidade do Algarve Profundo, na Terra e no Mar", continua com as suas atividades.

Nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2022, os alunos dos cursos profissionais de Técnico de automação e comando, Eletrotecnia e Mecatrónica automóvel tiveram a oportunidade de visitar o Parque Eólico do Barlavento Algarvio e o Parque Fotovoltaico de Évora.

No final, deliciaram-se com uma corrida de kart no Kartódromo de Évora.

Agrupamento de Escolas Gil Eanes em Lagos

CCVnE - Clube de Ciência Viva na Escola

8 de fevereiro 2022

SHOW DA QUÍMICA pelo parceiro do CCVnE: Fabrica Centro de Ciência Viva de Aveiro, no Centro Cultural de Lagos.

O Agrupamento de Escolas Gil Eanes, em Lagos, com o seu Clube de Ciência Viva nas Escolas, ofereceu à comunidade educativa uma aula de Química muito interessante, interativa e divertida. 

A Fábrica - Ciência Viva de Aveiro, criou mais  um dia SUPER ESPETACULAR para os alunos do AE Gil Eanes. 

Assistiram à atividade dois públicos diferentes: 160 alunos do  8° ano, Escola das Naus e 160 alunos dos 9°, 10° e 11° anos, Escola Gil Eanes.

Siga o desenvolvimento do Projeto "A Biodiversidade do Algarve Profundo" - projeto transversal e multidisciplinar do Clube de Ciência Viva nas Escolas, coordenado pela professora Raquel Sarmento Silva e parceiro da Biblioteca Escolar.

O Clube de Ciência Viva na Escola "A Biodiversidade do Algarve Profundo, na Terra e no Mar" , com o 

CES - CENTRO DE ESTUDOS SUBTERRÂNEOS  e o seu diretor,  Dr.Carlos Filipe , no Agrupamento Gil Eanes - Escola Básica das Naus - 8º A e 8º F, volta a maravilhar-nos e a surpreender-nos com a Palestra no dia 20 de de janeiro, na Biblioteca das Naus.

O Algarve é um hotspot mundial de Biodiversidade Subterrânea e é muito importante que as novas gerações o saibam e contribuam para a sua preservação.  

Nas grutas subterrâneas existem ecossistemas de caraterísticas únicas, sendo o seu "estado de saúde"  um alerta para aquilo que poderá estar a passar-se à superficie.

Este projeto está a dar a conhecer a biodiversidade que vive em ambientes afóticos, a sua importância para a manutenção da qualidade dos aquíferos e como esta diversidade escondida deve ser protegida para assegurar o correto funcionamento dos serviços ecossistémicos. 

O diretor do Centro de Estudos Subterrâneos, CES, Dr Carlos Filipe, dá a conhecer as grutas Algarvias, os seus habitantes mais comuns e mais facilmente visíveis (morcegos), o estado de preservação destes magníficos locais, a espeleologia e suas técnicas necessárias para descer as profundezas das grutas. 

Agrupamento de Escolas Gil Eanes em Lagos

CCVnE - Clube de Ciência Viva na Escola

30 de novembro 2021

SHOW DA FISICA, pelo parceiro do CCVnE: Fabrica Centro de Ciência Viva de Aveiro, no Centro Cultural de Lagos.

Promoção e divulgação da cultura científica e tecnológica através da abordagem do ensino não formal, como complemento do ensino formal, através de um espetáculo de ciência a pensar na abrangência do máximo de alunos participantes no projeto.

O SHOW DA FÍSICA, num formato de espetáculo para comunicar ciência, apresentou a Fisica através de um discurso simples aliado ao rigor científico, com momentos lúdicos e criativos com interatividade com o público.

FABULOSO!

CES - CENTRO DE ESTUDOS SUBTERRÂNEOS 
Volta a maravilhar-nos e a surpreender-nos com o seu Diretor, Dr. Carlos Filipe.
Numa Palestra muito dinâmica, no dia 11 de novembro, no Auditório da Escola Gil Eanes👏👏👏👏

O Algarve é um hotspot mundial de Biodiversidade Subterrânea e é muito importante que as novas gerações o saibam e contribuam para a sus preservação.  

Nas grutas subterrâneas existem ecossistemas de caraterísticas únicas; o seu "estado de saúde" é também um alerta para aquilo que poderá estar a passar-se à superfície.

Este projeto está a dar a conhecer a biodiversidade que vive em ambientes afóticos, a sua importância para a manutenção da qualidade dos aquíferos e como esta diversidade escondida deve ser protegida para assegurar o correto funcionamento dos serviços ecossistémicos. 

O diretor do Centro de Estudos Subterrâneos, CES, Dr. Carlos Filipe, dá a conhecer as grutas Algarvias, os seus habitantes mais comuns e mais facilmente visíveis (morcegos), o estado de preservação destes magníficos locais, a espeleologia e suas técnicas, necessárias para descer as profundezas das grutas. 

😊 🐾🐛🌱🦠🐾
 

Numa parceria com a Biblioteca Escolar, o Clube de Ciência Viva na Escola, na Gil Eanes - Lagos  continua imparável ☺️
Agradecimentos gigantes à  cientista de renome internacional que, mais uma vez, esteve no Agrupamento Gil Eanes, em Lagos, numa missão única - partilha do seu conhecimento e das suas investigações no âmbito da bioespeleologia, Doutora Ana Sofia Reboleira 😊 
Bióloga, entomóloga, espeleóloga  portuguesa e professora universitária, especializada em biologia  subterrânea. Doutorada em biologia, mestre em gestão de ecossistemas, ecologia e biodiversidade, e licenciada em biologia pela Universidade de Aveiro, é conhecida por ter descoberto  mais de 70 espécie, quase todas  cavernícolas e desconhecidas até  então. 
Atualmente trabalha como professora auxiliar no Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, além de ser investigadora no Museu  de História Natural da Dinamarca e no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, após ter sido presidente do Núcleo de Espeleologia da Universidade de Aveiro, vice-presidente da Sociedade Internacional de Biologia Subterrânea e membro da Comissão Europeia de Proteção de Cavidades da Federação Europeia de Espeleologia.

Testemunho da Doutora Sofia Reboleira

Testemunho Sofia Reboleira

Trabalhos dos alunos do secundário

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/4

Trabalhos dos alunos do 1º ciclo

Projeto “Biodiversidade do Algarve Profundo”...

...sabias que...

Projeto “Biodiversidade do Algarve Profundo”

… um show fantástico!!

O espetáculo de ciências

No passado dia vinte e quatro de outubro, os alunos do 1º e 2º anos, de manhã, deslocaram-se, de autocarro, à escola Secundária Gil Eanes, em Lagos.