Uma chave para o passado, uma porta para o futuro

Sugestão de leitura: Cem Anos de Solidão

Nestes tempos de reclusão, a Biblioteca da Gil sugere que ocupes o teu tempo, com algo que considera ser uma das atividades mais divertidas e compensadoras que há – já estás a imaginar do que se trata -: ler, claro! Nesse sentido, apresentamos-te, de um modo sintético, uma das obras mais conhecidas de Gabriel Garcia Márquez, autor Colombiano que venceu o prémio Nobel da Literatura em 1982. Trata-se do romance “Cem Anos de Solidão”.  Esta obra, publicada pela primeira vez em 1967, na cidade de Buenos Aires, contou com uma tiragem inicial de 10 mil exemplares. Hoje, segundo as estimativas, já foram vendidos mais de 35 milhões que estão traduzidos em 35 idiomas.  Muitos críticos literários, consideram-na a melhor obra alguma vez escrita por um autor da América Latina. Nela é relatada a vida de uma família, os Buendia, ao longo de cem anos e a ação decorre numa cidade imaginária: Macondo. A história está repleta de elementos imaginários que captam a nossa atenção e nos deixam, por assim dizer, colados à leitura. A título de exemplo, podemos revelar que uma das personagens atravessa a obra do início ao fim e vive entre 115 a 122 anos e ainda que, num determinado momento da história, a cidade é banhada por uma chuva de flores amarelas. Estas e outras características, inserem a escrita de Garcia Márquez numa corrente literária conhecida por Realismo Mágico. Sobre ela faremos, brevemente, um pequeno artigo. Não deixes de ler a obra.  Prometemos que te vais maravilhar com o universo e as personagens que te vão sendo desvendadas.

Mantém-te seguro e ocupado.

Abraços da BG!  :) 

23.03.2020

COVID19

(WWW.DGS.PT, 19/03/2020)

Dia da Internet Segura

Hoje, 11 de fevereiro, é o dia da Internet Segura para 2020. Em 1999, a Comissão Europeia lançou o programa Safer Internet, programa este que visa alertar para a necessidade de uma utilização mais segura e crítica da Internet. Como sabes, esta é um manancial de informação que contribuiu para mudar a forma como aprendemos e como comunicamos com os outros. Todavia, associados à mesma estão um sem número de riscos que não convém descurar. Importa por isso, garantir que todos, e sobretudo os mais jovens, conheçam os perigos associados à sua utilização, mas também  que disponham de informação sobre  como a utilizar de modo seguro. Para esclareceres as tuas dúvidas acerca deste tema, consulta o seguinte link e, não te esqueças,  navega em segurança :) (https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/news/safer-internet-day-2020 ).

 

Fiódor Dostoievski

Assinalam-se, hoje, 138 anos da morte de um dos maiores escritores russos que foi simultaneamente um dos maiores vultos da literatura mundial. Falamos de Fiódor Dostoievski. Dostoievski nasceu em Moscovo, cidade na qual estudou engenharia, e morreu em S. Petersburgo. Apesar de ter tido uma formação base numa área totalmente diferente, dedicou a sua vida à escrita, começando por trabalhar como editor de revistas e como  tradutor. A sua obra é marcada pela análise psicológica das personagens e pela abordagem de temas como a culpa, o isolamento, a morte, a pobreza, a humilhação, entre outros. É uma obra riquíssima de conteúdo que a Biblioteca da Gil te convida a ler. Para isso, visita-nos e requisita um dos seus livros.

 Na verdade, a equipa da Biblioteca da Gil acredita que todos deveríamos, pelo menos, uma vez na vida, ler uma obra do escritor. Sugerimos-te, por exemplo, Gente Pobre, Crime e Castigo ou O Idiota. Porém, há muitas outras pelas quais poderás optar e que te levarão a universos riquíssimos. Não deixes de os visitar.

Cá te esperamos! 😊

Abraços da BG

11.11.2019

 

Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos

 

A 18 de outubro, celebra-se o dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, instituído pela União Europeia em 2007. A data foi criada na altura em que Portugal detinha a Presidência daquela instituição. Esta é considerada uma das práticas mais ofensivas da dignidade de cada indivíduo. Pretende-se, entre outras coisas, alertar para o fenómeno e fomentar a denúncia deste tipo de situações.  Se conheces alguém que esteja a ser vítima deste problema, não te cales. Denuncia a situação junto da autoridades. Para tal, deixamos-te o link da Polícia Judiciária:  https://www.policiajudiciaria.pt/dia-europeu-de-combate-ao-trafico-de-seres-humanos/ com informações acerca do modo como deves atuar nestes casos.

18.10.2019

Dia Internacional da Rapariga

Hoje é o Dia Internacional da Rapariga. Esta data, instituída pela ONU, em 2011, existe para lembrar que é necessário continuar a proteger os interesses de milhares de jovens, em diferentes zonas do globo, às quais ainda não estão assegurados direitos considerados básicos. Caso não saibas, muitas raparigas ainda não têm acesso à educação nem a cuidados de saúde. Outras encontram-se muito vulneráveis a perigos como o tráfico humano e a exploração sexual. Outras ainda, são obrigadas a casar com um parceiro que não escolheram. Estes, e muitos outros, são problemas que afetam raparigas como tu e que é urgente resolver.  Para obteres mais informações sobre o objetivo da data, o problema em si  e o que a instituição que a criou, tem a dizer sobre o assunto, consulta a sua página oficial no seguinte endereço https://www.un.org/en/events/girlchild/index.shtml  . Se és uma rapariga desejamos que lutes pelos teus sonhos e os concretizes. Se és um rapaz… desejamos-te a mesma coisa. 😊

  Abraços da BG

        11.10.2019

 

Nobel da Literatura                            10.10.2019

Foram, hoje, divulgados os galardoados com o prémio Nobel da Literatura de 2018 e de 2019.  A Academia Sueca atribuiu o prémio de 2018 a Olga Tokarczuk, polaca, e a Peter Handke, austríaco, o galardão de 2019. Os dois escritores estão traduzidos na nossa língua e poderás ter acesso às suas obras na Biblioteca da Gil. Estes autores já foram agraciados com outros prémios e viram, hoje, mais uma vez, o seu trabalho e a sua escrita serem reconhecidos. Não percas a oportunidade de viajar por outras paragens através da leitura da sua obra. Para saberes mais acerca deste prémio, consulta a página da instituição que, anualmente, o atribui neste endereço :https://www.svenskaakademien.se/en .

  • YouTube ícone social
  • White Facebook Icon
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now